• Todos os produtos são novos e vêm com uma garantia de 2 anos!
  • Portes grátis possível desde 49€!
 
 

FAQ de Baterias

Perguntas:

 

Respuestas:

 

 

As baterias recarregáveis podem realmente ser carregadas 1000 vezes?

Sim, mas principalmente apenas em condições laboratoriais, o que muitas vezes não pode ser conseguido em condições normais.

 

 

Quanto tempo devo deixar as minhas baterias recarregáveis no carregador?

Com carregadores modernos, controlados electronicamente não há perigo se as pilhas forem deixadas no aparelho durante vários dias, por exemplo.  Desligar-se-á quando a bateria estiver completamente carregada ou mudará para uma classificação de manutenção de corrente mais baixa.  As baterias recarregáveis podem ser danificadas ou destruídas se não forem tiradas a tempo de um carregador que não tenha um desligamento automático controlado electronicamente.  A duração máxima da carga pode ser calculada da seguinte forma, dado que não houve uma descarga completa:

Baterias
NiCd:
(Capacidade da bateria x 1.4): Corrente de carga do carregador.

NiMH:(Capacidade da bateria x 1,5): Corrente de carga do carregador

 

 

Em que estado de carga são entregues as baterias recarregáveis?

As baterias recarregáveis são, em princípio, carregadas durante a produção para se poder verificar se estão a funcionar correctamente.  A bateria perde a sua carga, dependendo de quanto tempo decorre desde a produção de uma célula até ao seu uso.  A bateria recarregável deve ser carregada antes de ser utilizada pela primeira vez.

 

 

Como devo cuidar de uma bateria recarregável?

Isto depende do sistema. Por exemplo, uma bateria recarregável de NiCd deve ser sempre totalmente descarregada antes de ser recarregada novamente.  Isto é melhor alcançado usando um carregador com uma função de descarga. Todas as baterias recarregáveis ​​se beneficiam de um "ciclo completo" de vez em quando: As baterias recarregáveis são descarregadas e recarregadas várias vezes sucessivamente. Isto restaura a capacidade total que tinha sido perdida como resultado do efeito de memória.

 

 

Que é "calibrar" uma bateria?

O processo de calibração é uma espécie de "cura" para a bateria recarregável e é uma boa prática de manutenção: é descarregada e recarregada 3 vezes, completa e consecutivamente.  Isto restabelece a sua capacidade original.  Recomendamos completar um ciclo de calibração regular das baterias recarregáveis de todos os sistemas, e também com novas baterias recarregáveis cujo tempo de armazenamento e estado de carga não é conhecido. 

 

 

É normal que as células aqueçam durante o carregamento?

Não. Eles podem ficar quentes, mas não muito quentes, devem ser capazes de suportar o contacto das mãos com eles. Se ficarem demasiado quentes, ou estão sobrecarregados ou defeituosos. Um bom carregador detecta um aumento repentino da temperatura e desliga-se a si próprio.  Um carregador para uma boa bateria de telemóvel tem um interruptor térmico que desliga a função de carregamento a 70°C e assim previne a sobrecarga e o sobreaquecimento. 

 

 

A "carga rápida" pode danificar a bateria?

Não. O tempo de carga é de cerca de 1-2 horas com um carregador rápido, comparado com mais de 10 horas de recarga para carregadores normais.  A intensidade relativamente alta da carga relativamente rápida requer que o carregador desligue o processo de forma especialmente fiável uma vez que a bateria esteja completamente carregada.

 

 

Uma nova bateria recarregável tem a sua capacidade total disponível quando a recebo?

Não. Uma nova bateria recarregável só desenvolve a sua capacidade total após alguns ciclos completos de descarga.

 

 

Quanto tempo demora a recarga de uma bateria?

Isto depende do tipo de carregador utilizado: quanto maior for a corrente de carga do carregador, mais rapidamente a bateria será recarregada.  O processo normal de carregamento leva cerca de 10 a 16 horas (típico "carregamento nocturno").  O "Quick charging" pode ser feito em cerca de 2 a 3 horas. Os carregadores ultra-rápidos podem até recarregar uma bateria em cerca de 30 minutos.  Os detalhes exactos podem ser encontrados nas instruções de utilização dos carregadores correspondentes.

 

 

Que é "intelligent charger switching"?

A comutação inteligente do carregador determina o fim exacto do processo de carregamento e muda para o carregamento por gotejamento.

 

 

Devo remover as baterias do aparelho se este não for usado durante um longo período de tempo?

Sim. Ainda pode haver uma pequena corrente fluindo em dispositivos que foram desligados, e isto pode causar uma descarga profunda durante um longo período de tempo que danifica a bateria e, em casos extremos, a destrói. 

 

 

Como deve ser armazenada uma bateria recarregável?

O intervalo de temperatura recomendado para armazenamento a longo prazo é entre 10°C e +30°C com uma humidade relativa de 50%.  Um frigorífico normal a 8°C pode ser utilizado por longos períodos de armazenamento, uma vez que minimiza o grau de auto-descarga. 

 

 

Em que condições deve ser armazenada uma bateria recarregável?

Uma vez que as baterias recarregáveis perdem a sua carga em poucos meses, em princípio não há diferença para as baterias NiCd e NiMH para o estado em que estão armazenadas. No entanto, no caso de períodos de armazenamento mais longos (mais de seis meses), uma bateria de NiMH deve ser armazenada num estado de carga completa.  Além disso, eles devem ser recarregados pelo menos uma vez a cada 12 meses.  Em contraste, as baterias de iões de lítio têm uma electrónica activa que descarrega completamente a bateria ao longo do tempo.  Por esta razão, as baterias de iões de lítio em geral devem ser armazenadas completamente carregadas e recarregadas novamente dentro de um máximo de 12 meses, caso contrário a bateria pode ser destruída.

 
topo da página